PERGUNTAS FREQUENTES
O que é homeopatia?
A homeopatia é um sistema científico de medicina baseado no princípio “Similia Similibus Curentur”. Esta é uma palavra em latim que significa “deixe coisas semelhantes cuidar de coisas semelhantes”. O Dr. Samuel Hahnemann, médico alemão, articulou seus princípios básicos e organizou a Homeopatia como um novo sistema médico no início do século XVIII. O princípio da similia baseia-se na sabedoria antiga de que as substâncias que poderiam produzir um conjunto de sintomas em saúde também poderiam curar o mesmo conjunto de sintomas.
Como funcionam os medicamentos homeopáticos?
Os remédios homeopáticos são preparados através de um processo chamado dinamização, em que a propriedade inata da substância bruta é ativada em um estágio dinâmico. A dinamização da droga também reduz as propriedades toxicológicas da droga bruta e aprimora suas propriedades dinâmicas. A homeopatia postula que as propriedades dinâmicas dos medicamentos homeopáticos atuam na força vital do indivíduo e no processo de cura do indivíduo doente.
O medicamento homeopático é lento?
É uma noção falsa de que os remédios homeopáticos agem lentamente. Uma das razões para tal concepção errônea pode ser devida ao fato de que, apesar de seu tremendo potencial para curar sentimentos agudos comuns, a homeopatia está sendo amplamente utilizada no tratamento de doenças de longo prazo. As doenças de longo prazo levam mais tempo para se recuperar do que as doenças agudas.
Um remédio homeopático bem selecionado age muito rápido em doenças agudas também
Geralmente, as pessoas recorrem ao tratamento homeopático quando suas doenças se tornam mais crônicas, ou quando há uma condição difícil que desafia o tratamento convencional ou se é inevitável o tratamento cirúrgico proposto. Naturalmente, essas condições levarão algum tempo para serem curadas. Mesmo assim, por sua eficácia e sucesso, ganhou boa reputação.
A homeopatia pode tratar tudo e qualquer coisa?
A homeopatia tem seu próprio escopo e limitações. Através da homeopatia, doenças agudas ou crônicas, locais ou gerais podem ser tratadas com trechos de doenças onde a cirurgia é inevitável. Alguns dos chamados problemas cirúrgicos, como amígdalas aumentadas, sinusite, estacas, fístula, pedras nos rins em seus estágios iniciais, poderiam ser tratados com medicamentos homeopáticos em grande parte.
É fato que os medicamentos homeopáticos agravam primeiro a doença e depois melhoram?
Isso não acontece em todos os casos e sempre, se o remédio escolhido corresponder à necessidade do paciente. Mas se repetido mais do que a necessidade, muitas vezes aumenta as reclamações, mas desaparece por si só assim que o remédio é retirado.
É fato que os remédios homeopáticos não têm efeitos colaterais?
É fato que os remédios homeopáticos não apresentam efeitos colaterais conhecidos. O termo “efeitos colaterais” de um medicamento vem da farmacologia moderna. Esses medicamentos são direcionados a uma área do corpo, como o sistema cardiovascular, o intestino, os rins, etc. Embora tenham uma área de ação primária, eles também afetam outras áreas do corpo. Se esses efeitos são indesejáveis, são conhecidos como efeitos colaterais adversos. Remédios homeopáticos não são empregados contra uma área ou órgão específico do corpo. O remédio homeopático é escolhido porque combina o mais próximo possível com a totalidade dos sintomas do paciente. Efeitos colaterais, como destruição de tecidos, não ocorrem na homeopatia.
Por que alguém deveria procurar um terapeuta homeopático?
O tratamento homeopático é adequado para a maioria das pessoas e tem a vantagem de ser seguro quando usado corretamente. Um homeopata se esforça para ver a doença holisticamente e essa é a principal razão pela qual esse sistema está ficando mais aceitável
A homeopatia está ficando mais popular e, em caso afirmativo, por quê?
Muitas pessoas preferem ser beneficiadas por tratamentos naturais do que por medicamentos ou cirurgias convencionais. O público também está preocupado com os efeitos colaterais dos medicamentos, ou com o uso prolongado, especialmente quando as crianças estão envolvidas. No caso de Homeopatia, esses problemas não ocorrem. Estudos mostram que um número crescente de pessoas está se voltando para a homeopatia todos os anos, já que as vendas de remédios homeopáticos mais do que dobraram nos últimos anos. A homeopatia pode ser o tratamento mais apropriado para você.
A homeopatia é segura?
Os remédios homeopáticos não são prejudiciais, porque as substâncias brutas usadas na preparação dos remédios são processadas através de um processo chamado dinamização, onde os efeitos toxicológicos são removidos e as propriedades dinâmicas são aprimoradas. Eles são seguros, não-tóxicos e não-viciantes. Eles são preparados em laboratórios licenciados pelo Departamento de Saúde, com rigorosos padrões de qualidade.
A homeopatia é eficaz?
Desde o início do século XIX, a homeopatia se mostrou eficaz para uma veracidade das condições clínicas; muitas vezes tem sido bem-sucedido onde outras formas de tratamento têm menos a oferecer.
Os medicamentos podem ser tomados com segurança durante a gravidez?
A segurança dos medicamentos homeopáticos é bem conhecida. Ainda assim, é aconselhável que o médico homeopata qualificado seja informado sempre que necessário.
Os medicamentos homeopáticos são seguros para crianças?
Sim, os medicamentos homeopáticos são seguros até para bebês.
Os animais podem ser tratados com homeopatia?
A homeopatia é tão eficaz para os animais quanto para os seres humanos
Quais são as doenças para as quais a homeopatia tem força comprovada?
A homeopatia tem força comprovada no tratamento de distúrbios alérgicos, doenças de pele, problemas infantis, vários problemas cirúrgicos, como estacas, amigdalite, sinusite, distúrbios menstruais, doenças do estilo de vida etc.